Cuidados com suas Próteses Fixas (Pontes)

cuidando-protese-fixa

Se você faz parte dos indivíduos reabilitados, seja através de próteses fixas ou removíveis, implantes, ou até mesmo de simples restaurações, você precisa estar sempre atento à manutenção do trabalho que foi colocado em sua boca. Por mais adaptado que esteja e melhor o material que tenha sido utilizado, o mesmo não deve ser tratado como uma dentição natural. O cuidado com a limpeza deve ser redobrado e a solicitação funcional dos dentes artificiais não deve ser igual a dos dentes naturais, afinal, suas próteses não são dentes naturais. Uma prótese, apesar de restituir forma, função e estética, possui suas limitações, e estar ciente disso, só ajudará a preservar o trabalho pelo máximo de tempo possível.

Todas as superfícies expostas ao meio bucal devem ser higienizadas. Em pacientes portadores de próteses, a união entre dente e a prótese é uma área de maior acúmulo placa. Então para evitar a infiltração de bactérias nas margens da restauração, deve-se dar atenção a limpeza dessas regiões. Quando essas margens localizam-se abaixo da gengiva, o risco de haver inflamação na gengiva é muito grande. Portanto, não deixar resíduos sob a ponte e nas margens das restaurações é vital para a longevidade do trabalho e para a saúde dos tecidos que seguram o dente.

A melhor maneira de higienizar a sua prótese é com escova, creme dental e fio dental. As próteses fixas, por apresentarem dentes unidos entre si, aumentam a retenção de alimentos entre a prótese e a gengiva, e impedem o uso do fio dental de maneira convencional. Isso leva o paciente a necessitar de produtos diferenciados para a correta higienização do local, como os passa-fios (agulhas de plástico que conduzem o fio por baixo da ponte), escovas interproximais (pequenas escovas, em geral cônicas ou cilíndricas, que entram entre a ponte e a gengiva), fios especiais, com pontas mais rígidas para entrar embaixo das pontes fixas, e Waterpic (aparelho de jato de água para uso doméstico). Cada um destes produtos apresenta características que complementam as limitações dos demais. Enfim, o seu dentista deve orientar qual produto e como utilizá-lo da melhor maneira em cada caso.

cuidando-protese-fixa2

De acordo com cada caso, o uso de bochechos pode ser recomendado, mas por se tratar de uma solução anti-microbiana, seu uso deve ser feito apenas quando for recomendado pelo deu dentista, para que não gere desequilíbrio na flora bacteriana normal da boca.

A limpeza de uma prótese fixa vai dar um pouco mais de trabalho ao paciente, mas isto não pode ser motivo para que ele não faça uma higiene adequada. Muito pelo contrário! Deve ser um lembrete do quão importante é manter limpo aquele local crítico para sua saúde.

cuidando-protese-fixa3

Todos os direitos reservados © Benvenuto Odontologia 2014 - Desenvolvido por: Inova House